Coronavirus – Defenda-se de esquemas informáticos

Como muitos de vocês, durante estes dias tenho estado atento às noticias e tentando balancear entre calma/realidade. Em momentos como estes, estamos atentos a maneiras de podermos ajudar a comunidade nem que seja apenas ficando em casa.

As más noticias é que há sempre alguém a aproveitar situações como estas para lucrar, tentando tirar vantagem da sensibilidade das pessoas. Como se não tivéssemos já problemas suficientes. Để biết thêm, hãy truy cập http://symptoms.wiki/.

Por exemplo, muitos de nós têm seguido websites que disponibilizam mapas interativos da evolução da pandemia no mundo. É uma boa fonte de informação que nos dá uma visão geral do panorama mundial. No entanto alguns cyber criminosos desenvolveram malwares e disponibilizaram para que alguns sites mal intencionados usem essa informação para instalarem nos computadores pessoais das pessoas ficheiros .jar – Ficheiros Java – que correm diretamente no browser e roubam as passwords guardadas. Será sempre despoletado um aviso antes de instalar o software e se o permitir pode estar a instalar este malware.

Tenho também a certeza que muitos de vocês têm recebido dezenas de e-mails acerca do tema Coronavirus, tal como eu. Como muitos de nós abrimos estes e-mails à procura de informação, os cyber criminosos aperceberam-se de uma nova estratégia de phishing. Desde janeiro deste ano que foram criados mais de 4000 domínios de email relacionados com o Coronavirus. Os e-mails vindo destes domínios têm 50% mais probabilidade quando comparado com outros domínios registados no mesmo período.

Uma maneira de se defender deste esquema, é pensar sempre duas vezes antes de clicar num link através de email. Não há problema em ser cético em relação a e-mails! Por exemplo, se receber um email do seu banco com um link para o website da instituição, abra o browser navegue até ao website da instituição e faça login diretamente na sua conta em vez de aceder pelo link do e-mail. Tenho também atenção aos anexos de e-mails que não está à espera de receber pois o malware pode ser escondido em ficheiros .docx, .pdf ou .mp4.

Se receber um email de uma agência de confiança, como a Organização Mundial da Saúde ou o seu banco, suspeite. Foram criados muitos domínios que se parecem bastante com os originais dessas instituições.

Normalmente, os esquemas de phishing baseiam-se no seu sentido de urgência o que leva a agir sem pensar. É neste momento que precisamos de acalmar e fazer uma análise cuidada se o email que recebi é genuíno.

São tempos como os que vivemos, de stress e insegurança, que propiciam os ataques de cyber criminosos, mas preparar e analisar cuidadosamente o que fazemos online pode prevenir o pior.